Quem já não comeu, pelo menos uma vez na vida, cornflakes? Sabias que os cornflakes surgem de um esquecimento do milho no forno , dos irmãos Kellog, em 1898?
Mas o que tem a descoberta dos cornflakes a ver com Liderar em Modelos Híbridos? É que encontrar algo é uma coisa, encontrar algo que não se procura e reconhecer o seu valor é outra!
Apesar de não serem uma novidade, os Modelos Híbridos de trabalho foram agora "vistos" pela primeira vez por muitas pessoas. E se por um lado, é um modelo que não se adapta a muitas tipologias de negócio e funções, por outro, onde foi experimentado existe um desejo mais ou menos generalizado de combinar o melhor de 2 mundos: os benefícios do trabalho remoto, com o "cara-a- cara" dos momentos presenciais. E em muitas organizações está a deixar de ser um nice to have para passar a ser um must have.
Estamos a descobrir como podemos evoluir de uma solução para dar resposta a uma pandemia, para uma realidade no pós pandemia, que seja confiável e consistente no longo prazo.
Este "tu cá, tu lá" é uma novidade para muitos! É uma mudança estrutural. Mas não é um começar de novo. Nos Modelos Híbridos as relações acontecem de forma diferente. A forma como nos que organizamos é diferente. E por isso, temos obrigatoriamente que repensar a forma como sempre fizemos.
Aos líderes das empresas que estão a adotar este modelo, esta realidade traz desafios acrescidos. Implica redescobrir-se no seu papel de líder e redescobrir a equipa. Mas também significa saber tirar partido da experiência adquirida, de forma descomplicada e simples.
Afinal, o que podemos continuar a trazer das nossas práticas de liderança e que vai continuar a resultar nos Modelos Híbridos? O que precisamos começar a fazer diferente? Acreditamos que estas são as One Million Dollor questions para os nossos líderes.
Aprofundar esta reflexão, pode ser a diferença que faz a diferença!
És líder e estás preparado para esta viagem de (re)descoberta? Vamos a isso! Tens caneta e papel na mão? A Coelho da Cartola ajuda-te!
Coloca-te questões e responde de forma honesta a ti próprio. O que significa para mim liderar em Modelo Híbrido? O que significa para mim esta mudança? Que tipo de Líder tenho sido? Que tipo de Líder preciso ser? O que me motiva nestes novos modelos? De que tenho receio? O meu mindset está a facilitar ou a bloquear uma boa experiência para mim e para a minha equipa?
Descobre em que é que acreditas. No fundinho de ti em que acreditas? Acreditas que "isto ainda vai voltar ao que era", que "a minha equipa é menos produtiva em trabalho remoto", que "não vamos conseguir manter a nossa cultura com esta nova forma de trabalho", que " as pessoas estão cansadas do online", ou que "vou fazer como sempre fiz, afinal a minha equipa é a mesma"? Se tens alguma destas crenças, precisas de alinhar o teu mindset com esta nova realidade. Não deixes que a tua mente seja o teu pior inimigo.
Observa, escuta e lê a tua equipa. Redescobrir as nossas pessoas, utilizando a lente de um Modelo Híbrido é fundamental. Ainda por cima num momento em que vivemos uma experiência transformadora como uma pandemia. Sabes o que valoriza agora cada uma das tuas pessoas? Como privilegiam manter as relações com os colegas e equipa de trabalho? Quais os seus receios? O que mais as motiva? Em que é que precisam da tua ajuda?
Desenvolve a flexibilidade, a confiança, o ownership e a cooperação. Estes são os pilares destes novos modelos de trabalho. Como estão o níveis de confiança na tua equipa? E o ownership e a cooperação? Como lidas com esta necessidade de maior flexibilidade? Conversa com a tua equipa para construírem estes pilares em conjunto! Trabalhar de forma diferente é novo para todos e o resultado do que conseguirem também é responsabilidade de todos.
Fomenta a disponibilidade para a aprendizagem. Para poderem acompanhar estas mudanças será necessário fazer novas aprendizagens e o desenvolvimento de novas competências, por isso é importante incentivar uma cultura de verdadeira aprendizagem.
Apoia-te na equipa e pede ajuda. És líder mas não és obrigado a saber tudo. Permite-te ser vulnerável. Em que precisas de ajudas? Quem são as pessoas que te podem ajudar?
E com a respostas que obtiveste e com coragem, muda o que tem que ser mudado e que depende só de ti e da equipa.
O desafio que todos temos pela frente é fazer do futuro do trabalho um win win para todos, aceitando que carregamos connosco o desafio imenso de lidar com a incerteza.
Cada vez mais, todos desejamos trabalhar em sítios que estejam alinhados com os nossos valores e que mostram uma preocupação autêntica com o bem estar individual. Afinal, todos queremos viver com qualidade. Nós e as nossas pessoas. E foi essa oportunidade que a maioria viu nos Modelos Híbridos.
Se conseguimos implementar estes modelos com sucesso, os resultados das organizações serão uma consequência natural do aumento da produtividade e da capacidade de retenção do talento.
Mesmo estando uns cá, outros lá!
Na Coelho da Cartola apoiamos os líderes na gestão das suas equipas em modelos híbridos. Sabe como em: https://bit.ly/3Gl7mak
Comments